Um projeto que envolve mobilidade urbana, reciclagem e empreendedorismo rendeu uma premiação nacional ao Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros, localizado em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Na semana passada, em Brasília, o colégio foi reconhecido pelo Ministério das Cidades com o primeiro lugar da categoria “Incentivo ao Uso da Bicicleta”, do Prêmio Bicicleta Brasil.
A responsável pela premiação foi a iniciativa “Ciclomobilidade: Pedalando para o Futuro”, desenvolvida por 34 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Entre diversas ações integradas de incentivo à sustentabilidade, o projeto destacou-se pela conquista de um novo bicicletário para o colégio – o espaço foi adquirido e instalado com recursos angariados pelos próprios alunos, por meio da venda de produtos confeccionados com a reciclagem de partes de bicicletas velhas, que seriam descartadas.
Além disso, a iniciativa também mobilizou a comunidade escolar com a organização de passeios ciclísticos beneficentes, ações de conscientização e blitze educativas.
A professora Taiza Colere, que coordena a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) do colégio, foi a responsável pela criação e a orientação do projeto, bem como por inscrevê-lo no Prêmio Bicicleta Brasil. Na terça-feira passada (3), ela esteve na capital federal, onde recebeu um troféu e um certificado. O Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros foi a única escola, pública ou privada, premiada em qualquer uma das seis categorias do concurso.
“Esse reconhecimento reforça o impacto positivo do projeto na conscientização ambiental e na formação integral dos estudantes. É uma valorização para a educação pública e uma forma de incentivar outras instituições a adotarem práticas semelhantes”, disse a educadora.
O concurso contemplou, ao todo, 76 iniciativas inscritas por poder público, iniciativa privada, instituições de ensino ou organizações da sociedade civil. Além da categoria “Incentivo ao Uso da Bicicleta”, vencida pela escola do Paraná, também houve entrega de prêmios nas categorias Segurança Viária, Sistema de Informação e Redes, Mobilização e Incidência Política, Fomento à Cultura da Bicicleta, e Projetos, Planos, Programas e Urbanização.