As inscrições para a Olimpíada Paranaense de Química (OPRQ) já estão abertas e vão até 15 de maio. O evento é destinado a estudantes do ensino médio de escolas federais, estaduais e particulares do Paraná e tem como objetivo oferecer uma oportunidade para promover jovens talentos nessa área ao terem a chance de mostrar os seu conhecimento e o seu valioso potencial científico.
A olimpíada é um evento promovido e realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apoiado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). Ocorre anualmente e é integrante da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).
Serão duas fases, que são as etapas iniciais da OBQ: Fase I: realizada na própria escola de ensino médio, com critérios de classificação e exames próprios, para escolher de, no máximo, 25 alunos para participar da Fase II.
A próxima etapa é realizada com provas escritas aplicadas simultaneamente nos campi da UTFPR, com critérios, conteúdos, data e horário, estabelecidos pela Coordenadoria Estadual. Nesta fase serão selecionados 50 estudantes - 25 da Modalidade A (do primeiro e/ou segundo ano do ensino médio), e 25 da Modalidade B (do terceiro e/ou quarto ano do Ensino Médio).
Os alunos selecionados na Fase II da OPRQ poderão participar da Fase III OBQ, promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e promovida pela Fundação Ceareense de Apoio à Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, que é acontece anualmente.
Os melhores classificados nos exames da Fase III da OBQ, após um período de preparação especial em um curso oficial, poderão classificar-se para participar da Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ) e, na sequência, da Olimpíada Internacional de Química (IChO) que são realizadas em países diferentes a cada ano.
Informações no site: www.oprq.daqbi.ct.utfpr.edu.br .