Os estudantes do ensino médio dos colégios estaduais do Paraná que participam do projeto Geração Atitude têm até o dia 23 de setembro para apresentar as propostas de projeto de lei em mais uma edição da Caravana da Cidadania. Ao final do concurso, previsto para o dia 23 de novembro, os autores dos 32 projetos selecionados por uma comissão julgadora, juntamente com os professores orientadores, vão conhecer o funcionamento da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), do Ministério Público, do Judiciário e do Executivo.
No site da Assembleia Legislativa foi criada uma seção específica para o Geração Atitude, onde os alunos poderão acompanhar todas as etapas do programa e obter orientações para a apresentação dos projetos de lei. Um vídeo apresenta o passo a passo e dicas para a elaboração de um projeto de lei.
LEI - Na edição de 2015, a proposta vencedora da Caravana da Cidadania foi da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, de 17 anos, estudante do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte. A iniciativa tramitou na Assembleia Legislativa, foi aprovada pelos parlamentares e, posteriormente, sancionada pelo governador Beto Richa. A lei proposta pela estudante recebeu o número 18.763/2016 e instituiu o Programa Geração Atitude nas escolas da rede pública paranaense e incluiu a atividade no calendário oficial de eventos do Paraná, no mês de novembro.
O Geração Atitude tem o objetivo de apoiar a formação cidadã dos estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. O projeto é desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com o Ministério Público estadual, apoiado pela Secretaria de Estado da Educação, pelo Tribunal de Justiça do Paraná e pela Assessoria Especial da Juventude do governo do estado.