Vencedores do Worldskills recebidos no Palácio do Planalto pela presidente

A presidente da República, Dilma Rousseff, recebeu no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 2, a delegação brasileira que conquistou os primeiros lugares em pontos e no quadro de medalhas da WorldSkills 2015, a maior competição para estudantes da educação profissional e tecnológica do mundo, realizada em São Paulo no último mês de agosto.

A delegação brasileira, composta por 56 jovens competidores, dos quais 37 estudam ou estudaram por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), sagrou-se campeã com 11 medalhas de ouro, dez de prata e seis de bronze, além de 18 certificados de excelência. Das 27 medalhas, 25 tiveram a participação de estudantes do Pronatec, incluídos os 11 jovens que ganharam medalha de ouro. O Brasil conquistou 99 pontos, e ficou à frente da Coreia do Sul e Taiwan.

Para Dilma, a educação profissional e tecnológica é uma das estratégias para aumentar a competitividade do país. “Eu acredito que um país como o Brasil, que tem o desafio de entrar em novo ciclo de crescimento, precisa muito de educação, da creche à pós-graduação, mas precisa, sobretudo, de educação técnica, tanto de nível médio quanto de educação profissionalizante”, afirmou a presidente.

Medalhista de ouro em tecnologia automotiva e vencedor do prêmio Albert Vidal, que seleciona o melhor competidor da WorldSkills, Luís Carlos Sanches Machado Júnior, a formação profissional é um caminho para os jovens. “No Brasil existem muitos jovens que, como eu, não têm a chance de pagar uma formação. A formação profissional mudaria a vida desses jovens”, disse.

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills reúne os melhores estudantes, selecionados em olimpíadas de educação profissional. A edição de São Paulo foi a primeira realizada na América Latina e teve a participação de 59 países e regiões. Ao todo, 1.189 competidores de até 22 anos disputaram medalhas em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços, como artes criativas e moda; construção e tecnologia de construção; produção e tecnologia de engenharia; serviços sociais e pessoais; tecnologia da informação e comunicação; transporte e logística, entre outras. Nas provas, os competidores executaram tarefas cotidianas das profissões que escolheram. Foram vencedores aqueles que executaram o trabalho nos prazos e com os padrões internacionais de qualidade.


Voltar

Notícias

23 set

APADE alerta: aposentados e pensionistas não precisam mudar de banco

23 set

Por apenas R$ 22,56 por mês você fica sócio da APADE. E usufrui de todos os benefícios

23 set

Não deixe para depois!!! Faça ainda hoje sua inscrição para o sorteio de imóveis do Litoral

Mais notícias

Fone: (41) 3323.6493

Endereço: Rua Des. Ermelino de Leão, 15 - 8º Andar - Curitiba - Centro - 80410-230

Aniversariantes
© Copyright 2015, administraçao escolar curitiba - Todos os direitos reservados