UFRJ promete reavaliar título concedido a Médici

O novo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, tomou posse dia 3, no Rio de Janeiro, em cerimônia no Centro de Tecnologia da instituição. Ele prometeu reavaliar o título honorário concedido a Emílio Garrastazu Médici, no período em que foi presidente do Brasil (1969-1974), durante a ditadura militar.

"Esse ato não é só histórico, de reparação da nossa história, é mais do que isso. Hoje, existem forças na sociedade que reivindicam o retorno de modelos ditatoriais", disse Leher, no discurso de posse. Para ele, a universidade tem a responsabilidade de contribuir para que as novas gerações conheçam de forma detalhada o que ocorreu durante a ditadura. Leher prometeu apoiar o trabalho das comissões da Verdade.

Médici recebeu o título de Doutor Honoris Causa na UFRJ em 1972, quando ainda ocupava o cargo de presidente da República. A reavaliação do título será proposta pela reitoria ao Conselho Universitário, que reúne representantes de toda a comunidade acadêmica: "Esta honraria não pode ser dada a pessoas que afrontaram os direitos humanos. Foi nos anos 70, no auge do período repressivo", afirmou o reitor.

Leher também se manifestou contra a segunda votação da redução da maioridade penal, na Câmara dos Deputados, e disse que o Brasil vive "uma crise política de enorme alcance". "O que presenciamos no Parlamento brasileiro, de forma indignada, a aprovação da redução maioridade penal – depois ter sido derrotada – é uma das expressões da polarização que está em curso na sociedade brasileira. É a degeneração das formas de representação, carcomidas por representantes dos grupos econômicos e religiosos, radicalmente antirrepublicanos e antidemocráticos."

Roberto Leher tem 54 anos e é professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UFRJ. Formado em ciências biológicas pela na UFRJ em 1984, ele tem mestrado em educação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Leher foi eleito para um mandato que termina em 2019 e tem como vice-reitora a professora Denise Nascimento, da Faculdade de Odontologia.


Voltar

Notícias

04 dez

Professor Nereu Milanese será o novo Presidente da APADE

04 dez

Veja quem foram os sócios sorteados para os imóveis do Litoral na temporada de verão

04 dez

Imóveis do Litoral são sanitizados para oferecer mais segurança aos sócios

Mais notícias

Fone: (41) 3323.6493

Endereço: Rua Des. Ermelino de Leão, 15 - 8º Andar - Curitiba - Centro - 80410-230

Aniversariantes
© Copyright 2015, administraçao escolar curitiba - Todos os direitos reservados