Transporte escolar teme não poder atender crianças

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige o uso de cadeirinhas para crianças de até 7 anos e meio em transporte escolar e que deve vigorar no início de 2016, é motivo de insatisfação para os representantes do setor. De acordo com eles, os veículos não são adaptados para comportar o assento, e as crianças podem ficar sem transporte.

"Há um consenso entre os motoristas de que a resolução vai interferir no transporte de crianças nesta idade. Se algo vira uma regra passível de multa, e não temos como cumpri-la, o jeito parece ser deixar de transportar as crianças", disse o vice-presidente do Sindicato dos Transportes Escolares do Distrito Federal, Albenir Nogueira. "Estamos tentando negociar. Estamos nos articulando para conseguir um encontro com o presidente do Contran a fim de mostrar as dificuldades dos motoristas em seguir a norma. Eu tenho certeza de que ele vai ver que realmente não é possível seguir a orientação.”

Representantes do setor ressaltam que os carros não estão preparados para receber o acessório. Eles destacam, por exemplo, a dificuldade de adaptar o cinto de segurança com três pontas, e não apenas as duas atuais, e que falta espaço para guardar as cadeiras quando estiverem transportando alunos mais velhos.

A resolução, publicada quarta-feira (17), exige que crianças de até 7 anos e meio sejam transportadas em cadeiras próprias para a idade nos veículos escolares. A decisão não se aplica ao transporte coletivo, aos de aluguel, aos de transporte autônomo de passageiro, como táxis, e aos demais veículos com peso bruto total superior a 3,5 toneladas. A regra vale para carros de passeio desde 2010.


Voltar

Notícias

01 dez

Professor Nereu Milanese será o novo Presidente da APADE

01 dez

Veja quem foram os sócios sorteados para os imóveis do Litoral na temporada de verão

01 dez

Passe alguns dias nos imóveis do Litoral, enquanto a temporada de verão não chega

Mais notícias

Fone: (41) 3323.6493

Endereço: Rua Des. Ermelino de Leão, 15 - 8º Andar - Curitiba - Centro - 80410-230

Aniversariantes
© Copyright 2015, administraçao escolar curitiba - Todos os direitos reservados