Sentir o drama de quem não sabe ler é a experiência no estande da EJA no ExpoEducação

O estande da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das principais atrações da Expo Educação, que vai até esta quarta-feira (1/8) no Expo Renault, no Parque Barigui, em Curitiba. A equipe do departamento da EJA na Secretaria Municipal da Educação apresenta duas experiências sensoriais diferentes e interativas.

A primeira é a tenda das sensações, um ambiente escuro onde os participantes experimentam uma viagem ao mundo de quem não sabe ler e escrever. Dentro da tenda, são simuladas situações corriqueiras, como pegar um ônibus, ir ao posto de saúde para uma consulta médica, comprar remédios e pagar a conta. “Mostramos cartazes com caracteres indecifráveis. Conferir o troco ou conferir o nome de um remédio são tarefas impossíveis para quem não sabe ler”, explica a gerente da EJA na secretaria, Isabel Loyola.

A outra novidade é o varal com cartazes em creole, ou crioulo, a língua materna dos haitianos, que formam um público específico atendido pela secretaria, por meio da EJA, com aulas de português. “É essa criatividade e inovação que queremos nas escolas de Curitiba”, comenta o prefeito Rafael Greca.

Visitantes

A professora Darciane Rodrigues, da Escola Municipal America Costa Saboia, esteve na tenda na manhã desta terça-feira (31). “É uma experiência diferente para revelar o que essas pessoas enfrentam no dia a dia”, disse.

A professora da EJA Ciomara Amorelli, responsável pelo varal com os cartazes no idioma dos haitianos, explica que a intenção da atividade seguiu a mesma linha da tenda: causar uma sensação de desconforto em quem não entende o que está escrito. “Para ensinar português, utilizamos questões do dia a dia deles, como a necessidade de fazer uma carteira de trabalho ou de ir ao posto de saúde tomar vacina. Isso funciona muito bem”, disse Ciomara.

O município atende 1,4 mil estudantes da EJA, em 53 unidades da rede.

Saiba mais sobre a Educação de Jovens e Adultos na rede municipal.


Voltar

Notícias

13 dez

Confira as vagas disponíveis para os imóveis do litoral para a temporada 2018/2019

13 dez

APADE firma convênio com Agemed Planos de Saúde

13 dez

Preparamos um vídeo para você conhecer nossos imóveis no litoral do Paraná. Assista!!!

Mais notícias

Fone: (41) 3323.6493

Endereço: Rua Des. Ermelino de Leão, 15 - 8º Andar - Curitiba - Centro - 80410-230

Aniversariantes
© Copyright 2015, administraçao escolar curitiba - Todos os direitos reservados