Sentir o drama de quem não sabe ler é a experiência no estande da EJA no ExpoEducação

O estande da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das principais atrações da Expo Educação, que vai até esta quarta-feira (1/8) no Expo Renault, no Parque Barigui, em Curitiba. A equipe do departamento da EJA na Secretaria Municipal da Educação apresenta duas experiências sensoriais diferentes e interativas.

A primeira é a tenda das sensações, um ambiente escuro onde os participantes experimentam uma viagem ao mundo de quem não sabe ler e escrever. Dentro da tenda, são simuladas situações corriqueiras, como pegar um ônibus, ir ao posto de saúde para uma consulta médica, comprar remédios e pagar a conta. “Mostramos cartazes com caracteres indecifráveis. Conferir o troco ou conferir o nome de um remédio são tarefas impossíveis para quem não sabe ler”, explica a gerente da EJA na secretaria, Isabel Loyola.

A outra novidade é o varal com cartazes em creole, ou crioulo, a língua materna dos haitianos, que formam um público específico atendido pela secretaria, por meio da EJA, com aulas de português. “É essa criatividade e inovação que queremos nas escolas de Curitiba”, comenta o prefeito Rafael Greca.

Visitantes

A professora Darciane Rodrigues, da Escola Municipal America Costa Saboia, esteve na tenda na manhã desta terça-feira (31). “É uma experiência diferente para revelar o que essas pessoas enfrentam no dia a dia”, disse.

A professora da EJA Ciomara Amorelli, responsável pelo varal com os cartazes no idioma dos haitianos, explica que a intenção da atividade seguiu a mesma linha da tenda: causar uma sensação de desconforto em quem não entende o que está escrito. “Para ensinar português, utilizamos questões do dia a dia deles, como a necessidade de fazer uma carteira de trabalho ou de ir ao posto de saúde tomar vacina. Isso funciona muito bem”, disse Ciomara.

O município atende 1,4 mil estudantes da EJA, em 53 unidades da rede.

Saiba mais sobre a Educação de Jovens e Adultos na rede municipal.


Voltar

Notícias

15 out

APADE parabeniza todos os Professores, neste dia 15

15 out

Termina dia 31 prazo para se inscrever ao sorteio de imóveis da Temporada 2019-2020

14 out

Quer passar o próximo feriado na praia? Associe-se à APADE

Mais notícias

Fone: (41) 3323.6493

Endereço: Rua Des. Ermelino de Leão, 15 - 8º Andar - Curitiba - Centro - 80410-230

Aniversariantes
© Copyright 2015, administraçao escolar curitiba - Todos os direitos reservados