Prefeitura oferece cursos gratuitos a distância sobre cultivo de hortas

Estão abertas as inscrições para os cursos a distância Alimentação e Técnicas de Plantio e Aproveitamento Integral de Alimentos, oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Curitiba e abertos à população. Os cursos são constituídos por vídeos informativos curtos.

O de Técnicas de Plantio ensina como os alunos podem produzir sua própria horta orgânica. O curso explora desde a escolha do local ideal para o plantio, as técnicas de preparo de solo, com a adubagem e a calagem (uso do calcário para neutralizar a acidez do solo), as formas para manter a terra fértil, o calendário de plantio, a época adequada.

Também aborda a diferença entre o plantio de sementes e o de mudas, a forma correta para posicionar as mudas no solo, com o espaçamento ideal e faz ainda uma introdução aos cuidados necessários para o pós-plantio – umidade, a retirada de ervas daninhas, a cobertura com palhada (material seco, como capim, grama ou folhas).

Toda a parte teórica foi gravada no estúdio do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública) e, na parte prática, o técnico agrícola da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e docente, Wilians dos Santos Silva, ensina a fazer o canteiro da horta, desde a adubação, o preparo, a demarcação, a rega.

No curso Aproveitamento Integral de Alimentos, a nutricionista Tayana Fernandes Ceccon, também da SMSAN, trabalha o tema incentivando o consumo diário de forma saudável dos alimentos.

Ela destaca os cuidados para a boa escolha do que vamos comer, a importância do planejamento na hora das compras, as vantagens da escolha dos alimentos de época e de produtores locais, que estão próximos da região onde moramos, sem a necessidade de uso de conservantes para o transporte até os pontos de venda.

No módulo prático, ela ensina a fazer uma farofa que utiliza talos e plantas alimentícias não convencionais. No preparo da receita, Tayana demonstra o aproveitamento integral e ainda o reaproveitamento, com o uso de ingredientes como as folhas de cenoura e de brócolis, o talo da salsinha, o pão amanhecido.

Os cursos neste formato não têm certificação.

Como fazer os cursos EAD do Imap

A inscrição para os cursos a distância produzidos no Imap é feito pelo portal Aprendere, e os vídeos ficam disponíveis na plataforma Moodle.

Para se inscrever no curso Alimentação e Técnicas de Plantio clique aqui. Para o curso Aproveitamento Integral de Alimentos, clique aqui.

Depois de fazer a inscrição no curso de interesse, através da plataforma Aprendere, o interessado deve acessar o Moodle do Imap e efetuar o primeiro login.

Para acessar o Moodle, a identificação de usuário será o CPF, e, no primeiro login, a senha é padronizada: Senh@123 (A letra S é maiúscula). Então, para atenter à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o sistema exige que sua senha seja alterada.

Depois de definida a nova senha, um tutorial ensina o usuário a navegar pela plataforma e acessar os cursos disponíveis. Para demais dúvidas, você pode entrar em contato com o Imap através do endereço de e-mail eadimap@curitiba.pr.gov.br

Cidade das Hortas

A oferta de cursos voltados à produção e consumo de alimentos faz parte dos esforços da Prefeitura para melhorar a alimentação dos curitibanos e cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que buscam erradicar a fome e promover a agricultura sustentável até 2030.

Como forma de promover uma alimentação digna e combater a desnutrição e o sobrepeso, a Prefeitura segue o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN), e desenvolveu o Programa de Agricultura Urbana.

Desde a elaboração do plano e do programa, foi inaugurada a Fazenda Urbana, espaço com 4.435m² destinado à educação para prática agrícola sustentável na cidade, e a porcentagem de alimentos consumidos nas escolas municipais vindos de agricultores familiares passou de 8% para 22%.

De acordo com os dados coletados em 2020 pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), o número de curitibanos com acesso a uma alimentação com hortaliças aumentou nos últimos dez anos, e 41,7% dos cidadãos consomem frutas e hortaliças ao menos cinco vezes na semana.

O Plano também prevê apoio municipal para a criação de novas hortas comunitárias e institucionais, e fornece capacitação, insumos e apoio técnico para os agricultores. Atualmente, Curitiba já conta com 105 hortas urbanas apoiadas pela Prefeitura, e beneficia quase 18 mil habitantes com os alimentos.


Voltar

Notícias

19 abr

Aproveite os imóveis da APADE no Litoral, mesmo em dias mais frios

18 abr

APADE ingressará com ação para revisão do PIS/Pasep

17 abr

Você já conhece os imóveis da APADE no Litoral do Paraná?

Mais notícias

Fone: (41) 3323.6493

Endereço: Rua Des. Ermelino de Leão, 15 - 8º Andar - Curitiba - Centro - 80410-230

Aniversariantes
© Copyright 2015, administraçao escolar curitiba - Todos os direitos reservados