Podcast de aulas de Filosofia facilita acesso dos alunos ao conteúdo

 

As aulas de Filosofia dos alunos dos colégios estaduais Hildebrando de Araújo e Manoel Ribas, em Curitiba, estão mais interativas, graças a um projeto da professora Suzan dos Anjos. Ela passou a gravar seus conteúdos de aula em formato de podcast e o aluno pode, de forma simples e prática, consumir toda a matéria. A professora chama a iniciativa de Filosofia no Foninho.

“Como os adolescentes estão sempre usando foninho – diz referindo-se aos fones de ouvido – pensei em criar essa série de aulas em formato de áudio para que eles pudessem consumir os conteúdos enquanto estão fazendo outras atividades ou mesmo realizando tarefas domésticas”, explica a professora.

Suzan explica que produz, em sua própria casa, as aulas na ferramenta Podcast disponibilizada pelo próprio Classroom do Aula Paraná. Primeiro, ela prepara a aula, escolhe os temas a serem debatidos e produz o conteúdo, que fica disponível no Spotfy e também no Classoom do aluno.

A aluna Mariana da Silva de Godoi, do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo, conta que já tinha o hábito de acessar podcasts e que ouvir as aulas e Filosofia através da ferramenta tem sido uma experiência nova e positiva. “Se eu ficar perdida na aula ou não entender algo, posso dar replay e ouvir o conteúdo que a professora estava explicando. Enquanto isso posso fazer anotações, tirar dúvidas e outras ações”, conta a aluna.

A iniciativa é um exemplo de quanto os profissionais da Educação estão inovando neste momento de aulas remotas e como as ferramentas do Aula Paraná possibilitaram a criação de novos meios de lecionar. “Estou fazendo diversos experimentos e tentativas pedagógicas que atinjam os alunos. Quero mantê-los motivados nos estudos e oferecer dinamismo em minhas aulas. Esse é o principal objetivo do Filosofia no Foninho”, destaca a professora.

INCLUSÃO - A professora Suzan explica que graças às ferramentas on-line e ao Classroom ela conseguiu produzir conteúdo de uma forma que incluísse a todos e atendesse às diversas demandas dos estudantes.

Ela explica para os alunos com deficiência auditiva existe a possibilidade de baixarem um aplicativo que transcreve os áudios, o que garante o entendimento de toda a aula. “Os alunos surdos, por meio de aplicativo de celular, podem acompanhar todas as minhas aulas através da leitura e, assim, não são prejudicados. Continuam recebendo o mesmo conteúdo que o resto da turma e com a mesma qualidade”

“Se o aluno não possui internet para ouvir minhas aulas pelo podcast, eu baixo o arquivo e envio no whatsapp do estudante. Dessa forma, ele pode ouvir todo o conteúdo off-line e sem gastar seus dados”, conta a professora.

As aulas de Filosofia no Foninho têm atraído a atenção dos estudantes e engajado as turmas da professora Suzan. Ela constata e comemora a maior participação dos alunos e garante que a série continuará.


Voltar

Notícias

02 dez

Professor Nereu Milanese será o novo Presidente da APADE

02 dez

Veja quem foram os sócios sorteados para os imóveis do Litoral na temporada de verão

02 dez

Imóveis do Litoral são sanitizados para oferecer mais segurança aos sócios

Mais notícias

Fone: (41) 3323.6493

Endereço: Rua Des. Ermelino de Leão, 15 - 8º Andar - Curitiba - Centro - 80410-230

Aniversariantes
© Copyright 2015, administraçao escolar curitiba - Todos os direitos reservados