DER/PR publica novo edital para estudos da Ponte de Guaratuba

Os estudos irão identificar os riscos ambientais para a construção da ponte.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou edital para contratar a elaboração dos estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia da implantação da Ponte de Guaratuba e seus acessos. O investimento previsto é de R$ 4,8 milhões.

“Essa é uma das obras mais importantes para o litoral paranaense e uma absoluta prioridade para o governador. No ano passado fizemos uma seleção de empresas para participar desse novo edital e, da seriedade da iniciativa, temos não apenas empresas brasileiras interessadas, como também da Espanha, da França e do Japão” afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

“Essa é uma demonstração clara do quanto estamos empenhados nessa iniciativa, e da confiança que as empresas do setor têm na realização da obra, aguardada há tantas décadas por moradores, turistas, caminhoneiros, pedestres, por todo mundo que mora ou frequenta nosso Litoral”, destacou o secretário.

O edital está incluído no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os consórcios de empresas participantes têm até 8 de fevereiro para entregar suas propostas. A abertura dos envelopes será no dia 9 de fevereiro, às 14 horas, no auditório do 1º andar da sede do DER/PR em Curitiba, com transmissão ao vivo pela internet. A licitação acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que a vencedora será selecionada de acordo com as melhores propostas técnicas e de preço, seguindo os critérios estabelecidos no edital.

AMBIENTAL – O edital prevê a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e de estudos preliminares de engenharia, utilizando como base o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ponte de Guaratuba, já concluído e aprovado pelo DER/PR.

“Esse novo edital vai se basear nas três melhores alternativas apontadas pelo EVTEA, validando ou propondo alterações que garantam a melhor solução para essa obra, do ponto de vista ambiental e técnico.” explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. “Com o EIA/RIMA e os estudos preliminares em mãos, devemos licitar a elaboração dos projetos de engenharia e a execução da obra em si”.

O prazo previsto para execução dos estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia é de 420 dias corridos, contados a partir da emissão da Ordem de Serviços. Os resultados do EIA/RIMA serão apresentados em audiência pública após sua conclusão.

FERRY-BOAT - O DER/PR está licitando a nova concessão para explorar a infraestrutura e o transporte aquaviário de veículos e passageiros na travessia da Baía de Guaratuba, serviço conhecido como o ferry-boat de Guaratuba, que continuará atendendo a população enquanto a ponte não é concluída. O processo está na etapa de análise de recursos e contrarrazões.


Voltar

Notícias

26 jan

APADE retornará do recesso no dia 1º de fevereiro

26 jan

Confira tabela atualizada de imóveis disponíveis para a temporada de verão

26 jan

Fique sócio e utilize os imóveis da APADE no litoral

Mais notícias

Fone: (41) 3323.6493

Endereço: Rua Des. Ermelino de Leão, 15 - 8º Andar - Curitiba - Centro - 80410-230

Aniversariantes
© Copyright 2015, administraçao escolar curitiba - Todos os direitos reservados