Currículos das escolas podem ter de volta OSPB e EMC

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 15, indicação ao Ministério da Educação (MEC) para que as disciplinas de Organização Social e Política do Brasil e Educação Moral e Cívica voltem a compor, obrigatoriamente, os currículos dos ensinos fundamental e médio. Instituídas na década de 1960, durante o regime militar, essas disciplinas foram eliminadas do ensino brasileiro nos anos 1990.

A reinclusão estava prevista, inicialmente, no Projeto de Lei 5960/13, do deputado Valtenir Pereira (Pros-MT), mas ele foi rejeitado pela comissão. O argumento do relator, deputado Izalci (PSDB-DF), é que a inclusão de disciplinas nos currículos escolares é atribuição do Conselho Nacional de Educação (CNE), como órgão consultivo do MEC.

No entanto, por considerar a ideia meritória, Izalci optou pela indicação ao Poder Executivo. “Ressaltamos a intenção de restabelecer disciplinas e conteúdos que podem contribuir para a formação de valores nacionais, éticos, morais e humanitários. No entanto, devemos observar o disposto na Lei 4.024/61, segundo o qual compete ao CNE deliberar sobre as diretrizes curriculares propostas pelo MEC”, reforçou Izalci.

Ele lembrou ainda que a súmula de recomendações aos relatores na Comissão de Educação indica a rejeição de proposições de alterações curriculares, devendo as mesmas ser encaminhadas ao Poder Executivo por meio de indicação.

Na mesma reunião, o colegiado rejeitou os PLs 7899/14, do ex-deputado Renato Simões, e 8298/14, da ex-deputada Jaqueline Roriz, que tramitam apensados e tratam de assuntos semelhantes.

As proposições serão arquivadas, por terem sido rejeitas pela única comissão de mérito que as analisou.


Voltar

Notícias

01 dez

Professor Nereu Milanese será o novo Presidente da APADE

01 dez

Veja quem foram os sócios sorteados para os imóveis do Litoral na temporada de verão

01 dez

Passe alguns dias nos imóveis do Litoral, enquanto a temporada de verão não chega

Mais notícias

Fone: (41) 3323.6493

Endereço: Rua Des. Ermelino de Leão, 15 - 8º Andar - Curitiba - Centro - 80410-230

Aniversariantes
© Copyright 2015, administraçao escolar curitiba - Todos os direitos reservados