Com mil doses a mais, Paraná recebe novo lote e alcança marca de 6 milhões de vacinas

O Paraná recebeu na noite desta quarta-feira (9) mais 238 mil vacinas contra a Covid-19, sendo 237 mil doses do imunizante AstraZeneca/Fiocruz, produzido no Brasil a partir de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado, e mil doses da AstraZeneca/Oxford importadas por meio do consórcio Covax Facility, do qual o País é signatário.

As vacinas fazem parte da 24ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. O documento orienta que as 237 mil doses da AstraZeneca/Fiocruz sejam destinadas a pessoas com comorbidades e deficiência permanente, trabalhadores da educação do ensino básico, forças de segurança e salvamento e forças armadas, além de um ajuste de doses para povos e comunidades tradicionais ribeirinhos.

Já as mil doses oriundas do Covax fazem parte de um ajuste populacional no grupo de trabalhadores do transporte aéreo, conforme pedido do Governo do Estado ao Ministério da Saúde. Todas as 238 mil doses são direcionadas para a primeira aplicação (D1).

As doses estão no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão distribuídas a partir desta quinta-feira (10) para as 22 Regionais de Saúde junto da remessa de 145 mil vacinas da Pfizer. A disponibilização das duas possibilitará avançar ainda mais nos públicos prioritários já atendidos e iniciar a imunização de profissionais da educação do Ensino Superior, novidade anunciada nesta semana pelo Governo do Estado.

NOVA MARCA – Com a nova entrega, o Paraná soma 6.075.060 vacinas contra a Covid-19. O Estado já aplicou 4.175.619 doses até as 21h desta quarta-feira (9), sendo 2.929.472 D1 e 1.246.147 D2. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná é o sexto do País em número absoluto de aplicações.

ORIENTAÇÕES – O 22º Informe Técnico do Ministério da Saúde reforça que as vacinas possuem operacionalizações diferenciadas. A vacina AstraZeneca/Fiocruz tem cinco doses por frasco-ampola e validade de até 48h após abertura. A AstraZeneca/Covax possui dez doses por frasco-ampola, com validade de até seis horas após abertura do frasco. O intervalo entre a D1 e D2 permanece em 12 semanas para ambas as vacinas.


Voltar

Notícias

18 jun

Deputados aprovam projeto que reduz repasses do governo do estado à Paranaprevidência

18 jun

Conjunto comercial da Marechal Deodoro passa por ampla reforma

18 jun

Faça uma boa ação: Doe um agasalho para a campanha do Lar Esperança.

Mais notícias

Fone: (41) 3323.6493

Endereço: Rua Des. Ermelino de Leão, 15 - 8º Andar - Curitiba - Centro - 80410-230

Aniversariantes
© Copyright 2015, administraçao escolar curitiba - Todos os direitos reservados