Colégio de Piên inova com tecnologia e diminui evasão

 

Em dois anos, o Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese, em Piên, na Região Metropolitana de Curitiba, viveu uma transformação: a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aumentou de 3,8 para 5,4, enquanto a evasão escolar despencou de 15% para 7%. Os resultados foram obtidos, respectivamente, no Ideb de 2015 e 2017.

E qual é o segredo? Para o diretor do colégio, Josias Terres, a equação “mais aprendizagem e mais alunos em sala de aula” trouxe resultados muitos positivos graças à implantação da cultura digital no cotidiano escolar, por meio do uso pedagógico de recursos tecnológicos.

“Acreditamos que a inclusão desses recursos no dia a dia escolar tem contribuído para esses avanços. Os alunos participam mais das atividades e se sentem mais acolhidos. Os professores têm acesso a novas ferramentas e informações para levar para a sala. E os pedagogos, junto com a direção, conseguem atuar em pontos estratégicos que ajudam a escola a melhorar a cada dia”, explicou.

SALAS VIRTUAIS – Cada disciplina possui uma sala virtual na qual os professores disponibilizam atividades, trabalhos e conteúdos pedagógicos para os estudantes. Para ter acesso ao material os alunos fazem um cadastro na plataforma e recebem um código do professor.

Nas salas virtuais, os estudantes podem fazer atividades individuais ou em grupo, no colégio ou em casa. Também é possível compartilhar trabalhos para edição simultânea de toda a equipe sem a necessidade de os alunos estarem no mesmo lugar.

“As aulas têm sido produtivas e aprimoradas com o uso desses recursos e os alunos estão adquirindo uma nova cultura em relação ao uso do celular em sala de aula, utilizando a ferramenta para fins pedagógicos”, disse a professora de Química, Solene Forteski.

CONECTADOS – As 16 salas de aulas do Frederico Giese são conectadas a uma rede wi-fi de 60 megas, por meio da qual os alunos e professores podem usar seus celulares pessoais e tablets, notebooks, smart TVs e projetores do colégio para fazer trabalhos individuais ou em equipe, provas, pesquisas orientadas pelos professores, além de aulas práticas relacionadas aos conteúdos das disciplinas.

Para conectar à internet, os alunos recebem uma senha e login provisório do professor que for utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula. O acesso é liberado somente durante aquela aula específica. Fora da sala, só é permitido navegar na internet nos intervalos, antes ou depois da aula.

Para a professora de Arte Marli Cordeiro, esses recursos ampliam as possibilidades de ensino e de aprendizagem e enriquecem os conteúdos dos livros didáticos. “E o mais importante, aproximam alunos e professores através da troca de informações”, avalia.

PROTAGONISTAS – Antes de acabar a aula, os alunos do 9° ano João Vitor Gruber e Jaqueline Maria Liebl, de 14 anos, pedem licença para o professor para mexer no celular. Em um primeiro momento a atitude dos alunos pode parecer estranha, mas não no Frederico Giese. Em dois minutos, os alunos respondem no próprio celular dez perguntas sobre a aula e o comportamento dos colegas. Assim que fecham o formulário, as informações são enviadas para os celulares do diretor e dos pedagogos.

João e Jaqueline são representantes da turma. Como eles, outros alunos cumprem esse papel nas demais salas. A atividade faz parte do programa Caderno do Líder, iniciado nesse ano. No fim de cada mês, diretor e pedagogos reúnem as informações e elaboram ações pontuais para resolver as questões apontadas pelos alunos, como faltas, reposição de conteúdos e dificuldades para acompanhar as aulas.

“Eu gosto de ajudar os professores e o pessoal entende que não é algo pessoal, só estamos fazendo a nossa tarefa para ajudar a turma”, contou João.


Voltar

Notícias

22 mai

Passeio leva para cave de degustação de vinhos em Piraquara

22 mai

Asilo São Vicente de Paulo agradece doação da APADE

22 mai

Quer passar o feriado de junho na praia? Associe-se à APADE

Mais notícias

Fone: (41) 3323.6493

Endereço: Rua Des. Ermelino de Leão, 15 - 8º Andar - Curitiba - Centro - 80410-230

Aniversariantes
© Copyright 2015, administraçao escolar curitiba - Todos os direitos reservados