Bullying é tema de encontro em Curitiba

 

O I Seminário Nacional sobre o Bullying será em Curitiba nesta quinta e sexta-feira (3 e 4). O evento, organizado pela Sociedade Paranaense de Pediatria e Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio da Secretaria estadual da Saúde, vai discutir a prevenção do bullying, assédio, discriminação e outras formas de violência no contexto escolar.

O encontro reúne cerca de 100 pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de educação, saúde e direito de todo o País para compartilhar conhecimentos e debater novas perspectivas a respeito do tema. O Seminário também comemora o primeiro ano da Lei Nacional de Combate ao Bullying, sancionada em 6 de novembro de 2015.

De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Josafá da Cunha, pesquisas nacionais apontam que um terço dos alunos já relataram alguma situação de bullying. No Paraná, a situação é ainda mais preocupante - 50% de crianças e adolescentes disseram já ter sofrido algum tipo de violência na escola.

“O bullying é qualquer violência sofrida entre iguais ao longo do tempo. É uma violação do direito da pessoa de não querer participar daquilo. Um exemplo corriqueiro é receber um apelido, dizer que não gostou e continuar sendo chamado daquela maneira. Isso é bullying e o bullying não deve mais ser tratado como uma simples brincadeira”, explica Josafá.

AJUDA – Nesses casos, ele conta que a vítima deve procurar ajudar com professores, pais e pediatras, por exemplo. “Queremos formar profissionais preparados para lidar com essas situações de maneira pacífica. Trabalhando desde a formação inicial da criança teremos reflexos positivos no futuro, nos ambientes de trabalho e em todas as relações sociais”, diz o professor.

A conferência oferece espaço para diálogos multidisciplinares, possibilidades para compreensão do bullying e abordagens para a prevenção e enfrentamento do problema. “Precisamos buscar soluções em conjunto e transformar a teoria em boas práticas e essa é a proposta do Seminário”, conta Josafá.

SAÚDE – Profissionais da Secretaria da Saúde de programas voltados à saúde da criança e do adolescente, saúde mental, prevenção da violência e saúde nas escolas participam do encontro.

“O bullying tem consequências diretas na saúde física e psíquica da criança e do adolescente. Assim, é imprescindível que os profissionais da área se capacitem sobre o tema”, afirma a chefe do Departamento de Atenção Primária da Secretaria estadual da Saúde, Monique Costa.

O I Seminário Nacional sobre o Bullying acontece a partir das 8 horas desta quinta-feira (3), no Salão Nobre da UFPR, na Praça Santos Andrade, 50, no Centro de Curitiba. 


Voltar

Notícias

28 mar

Ser sócio da APADE, um investimento que vale à pena. Valorize seu dinheiro

27 mar

Reúna familiares e amigos e venha passar uns dias nas Colônias de Férias do Litoral

26 mar

Fique nos imóveis da APADE no Litoral. Diárias a partir de R$ 90,00, para até quatro pessoas

Mais notícias

Fone: (41) 3323.6493

Endereço: Rua Des. Ermelino de Leão, 15 - 8º Andar - Curitiba - Centro - 80410-230

Aniversariantes
© Copyright 2015, administraçao escolar curitiba - Todos os direitos reservados