Brasil vence pela 1.ª vez a WorldSkills

O Brasil é o campeão da 43.ª edição da WorldSkills Competition, a maior competição para estudantes da educação profissional e tecnológica do mundo, realizada em São Paulo.

Após quatro dias de provas, a equipe brasileira foi premiada com 11 medalhas de ouro, 10 de prata e 6 de bronze. O país ainda contou com 18 certificados de excelência. Os números deram 99 pontos ao Brasil, o melhor resultado da história. Coréia do Sul e Taipé Chinesa ficaram em segundo e terceiro lugares.

Os competidores foram treinados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e pela Confederação Nacional de Indústria (CNI). Um dos medalhistas, Luis Carlos Sanches Machado, que levou o ouro em Tecnologia Automotiva, ainda foi premiado como melhor do mundo.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, destacou a participação de competidores que tiveram acesso à educação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “A vitória do Brasil no WorldSkills é uma vitória do Pronatec. Das 27 medalhas, 25 tem participação do programa, incluindo os 11 jovens que ganharam medalha de ouro. Isto muda o papel da educação profissional no país. Não faz mais sentido pensar que ela é inferior. Nossos esforços foram consagrados internacionalmente hoje. Os caminhos entre a educação e o mundo do trabalho só vão crescer”, afirmou.

O empenho em torno do Pronatec e da educação profissional pode ser observado na evolução do Brasil na WorldSkills. Na edição de 2011, realizada em Londres, o país ficou em 8.º lugar na classificação geral. Em 2013, o Brasil subiu para a 5.ª colocação, na competição de Leipzig, na Alemanha.

Para o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres, a participação e os resultados obtidos pelos estudantes brasileiros na Worldskills 2015 demonstram que o Brasil está no caminho certo ao expandir a educação profissional para os nossos jovens. “A qualidade da educação profissional brasileira é comparável a de países que estão na ponta na área de educação profissional e precisar ser mais conhecida em nosso país para se tornar mais atrativa aos jovens”, disse Feres.

A Worldskills acontece a cada dois anos e reúne os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional. 


Voltar

Notícias

21 ago

Você ainda não sabe como chegar aos imóveis da APADE no litoral? Veja como ir

21 ago

Recadastramento da Paranaprevidência para aposentados e pensionistas

20 ago

Comemoração dos 40 anos da APADE será nesta sexta

Mais notícias

Fone: (41) 3323.6493

Endereço: Rua Des. Ermelino de Leão, 15 - 8º Andar - Curitiba - Centro - 80410-230

Aniversariantes
© Copyright 2015, administraçao escolar curitiba - Todos os direitos reservados